1º Concurso de Pipas da Igreja Batista Livre do Ipiranga

Regras (Megaupload) Clique aqui para baixar as regras do Concurso Senha: pipas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Esforça-te

“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Js 1:6-RIB)

                        Como filhos de Deus, já fomos santificados no momento da nossa conversão, quando o Espírito Santo de Deus passou a nos habitar. Somos santificados a cada dia mediante uma vida de consagração na presença do nosso Deus e também seremos santificados plenamente, quando nosso Senhor voltar e nos levar para junto dEle, na glória. Amém!
                               Enquanto aguardamos este maravilhoso Dia, habitamos num corpo totalmente sujeito ao pecado (depravado), e por isso sentimos medo, insegurança, sono, dor e outros sentimentos mais.
                               No texto que vemos acima, o próprio Deus instrui Josué a enfrentar a nova fase de sua vida e ministério, lhe afirmando a necessidade de ser FORTE e CORAJOSO.
                               Mas como Josué poderia ser forte e corajoso em meio a tantos desafios e aparentemente intransponíveis?
                               O que podemos notar é que o próprio Deus enviara a Lei ao povo, através de Moisés e para tanto a indicação do Senhor para Josué foi: “... cuidando de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; não te desvies dela, nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que sejas bem sucedido por onde quer que andares.” (Js 1:7) e finaliza dizendo: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.” (Js 1:9).
                A resposta não estava em Josué, tampouco nas circunstâncias que enfrentaria, mas nAquele que o estava enviando!
                Para termos sucesso na obra que nos foi confiada, é essencial termos convicção de que foi o Senhor quem nos confiou-a. Assim, precisamos agir não como impelidos, mas como CHAMADOS por Deus para tal. Tendo essa convicção, saberemos que o TODO-PODEROSO é conosco e isso nos basta para prosseguirmos!
                Não podemos permitir que o desejo da nossa carne domine sobre nós, mas sim, o Espírito que habita em nós.
                “Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.” (Gl 5:16-17-NVI)

Perseverar na caminhada

“Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”. (Tg 1:25-NVI)
                        Esta é uma guerra que lidamos todos os dias: PELA PERSEVERANÇA de nossas vidas.
                               Por que será que a Bíblia sempre nos lembra para perseverarmos? A resposta é bem simples... Porque temos uma imensa dificuldade!
                               E onde está toda essa dificuldade, seria a vontade de Deus? Seria o maligno?
                               No capítulo primeiro do livro de Tiago, ele (Tiago) exorta seus irmãos israelitas a perseverarem na fé e na doutrina de Jesus. No verso 25, Tiago afirma uma condição: aquele que PERSEVERA na prática da lei perfeita (evangelho), ou seja, pratica e não somente ouve, será feliz (bem-sucedido) naquilo que fizer. Logo, a condição contrária também é válida: aquele que NÃO PERSEVERA... não será bem-sucedido; Isso, aos olhos de Deus, claro.
                               Nesse versículo, a palavra no grego original utilizada é parameno, que pode significar permanecer ao lado; sobreviver; permanecer perto de. O contexto nos diz a respeito do que fazemos ou deixamos de fazer com a nossa fé (ou o que a nossa fé gera em nós), principalmente nos que se refere ao pecado. Tiago nos dá uma ilustração ímpar da concepção de uma criança. Ele nos compara a um pai e a nossa própria cobiça a uma mãe, que engravida e dá à luz um terrível filho chamado pecado!
                               Mas ainda há outro viés da perseverança que é tida geralmente como PACIÊNCIA. Nos primeiros versículos deste mesmo capítulo, Tiago afirma que a prova da sua fé produz perseverança (v.3). A palavra original usada aqui é hupomone que significa: permanecer; não retirar-se sob desgraças e provações; sofrer; aguentar bravamente e calmamente.
                               Assim como um halterofilista só consegue ganhar seus músculos através de exercícios duros e pesados, assim a nossa perseverança (paciência) só é gerada quando nossa fé é provada por tribulações. Contudo, há um refrigério para nossas almas no verso 12, que afirma: “Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”.
                               Perseverar é uma decisão da nossa vontade, dirigida pelo Espírito Santo do Deus altíssimo. Que o Senhor da glória permita que decidamos hoje continuar perseverando pacientemente na Sua presença. Amém!

Unidade do Corpo de Cristo

“Hoje em dia muitos dos nossos cristãos evangélicos não hesitam em ceder à tendência patológica que temos de fragmentar-nos. Para tanto, nos refugiamos em nossas convicções sobre a unidade invisível da igreja, como se a sua manifestação visível não importasse. E o resultado disso é que o diabo acaba tendo maior sucesso na sua velha estratégia de ‘dividir e conquistar’. A nossa desunião continua sendo um grande empecilho para o nosso evangelismo.” John Stott